quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Kit de primeiros socorros - Bill Meligari

Bateria Sem Bumbo

Uma vez, eu estava tocando a última música do “set” quando o pirulito do bumbo afundou na pele. Preciso falar sobre como ficou boa a música? Felizmente o clube era perto da minha casa e eu pude buscar uma pele reserva. Felizmente também, eu tinha uma pele reserva. Porque eu não a levei comigo? Eu não queria carregá-la por aí. E lamentei por isso? Pode apostar.

Desde aquele dia, eu nunca fui a uma gig sem uma pele reserva de bumbo ou de caixa. Você pode “sobreviver” sem um tom, mas um bumbo e uma caixa são essenciais para qualquer música.

Peles de Reserva Não São o Bastante

Pedal de bumbo é uma outra fonte de problemas. Eu sempre levo um pedal de reserva, em caso de romper a corrente ou fita que o movimenta. Mesmo que o pedal seja de corrente, não duvide que ela possa se romper. Isso nunca aconteceu comigo, mas aconteceu com uma dúzia de bateristas que eu conheço.

Alguns preferem levar partes do pedal ao invés de substituí-lo por inteiro. Mas acredite em mim, é preferível você substituir seu pedal quebrado por um outro, mesmo que seja mais simples, do que tentar consertá-lo no meio da gig.

Você Nunca Tem Baquetas o Suficiente

Quantos pares de baquetas você leva pra a gig? Eu sugiro pelo menos quatro pares de baquetas e dois pares de vassourinhas (se você usa vassourinhas). Eu também uso baquetas com pontas de feltro para fazer efeitos, mas estas são bem caras. Eu usaria reservas destas, somente se tocasse tímpanos.


Não Perca Seu Chimbal

O próximo da sua lista deve ser uma presilha de chimbal (aquela peça que prende o prato superior do chimbal na haste da máquina de chimbal). Sugiro que você sempre tenha uma presilha reserva. Uma vez que você não tenha esta peça, seu chimbal estará praticamente inútil. Não que você não possa sobreviver a uma gig sem o chimbal, mas com certeza não gostaria de ficar sem ele.

Eletrônicos

Se você é um baterista que canta ou usa bateria eletrônica, precisa carregar cabos de reserva. Cabos de microfone são ótimos para falharem nos piores momentos, e se você depende somente de uma bateria eletrônica, sua gig está terminada se seu cabo falhar.

Se você usa amplificadores, mixers, ou outro equipamento que contém fusível, tenha pelo menos dois de reserva. Isso é uma segurança para não termos que improvisar um fusível com um pedaço de metal para poder prosseguir com a gig (como já tive que fazer), e possivelmente causar danos aos equipamentos.

Esteja Preparado

Estes são os principais itens que você deve manter no seu kit de primeiros socorros. Com eles, você estará habilitado para sobreviver a qualquer gig. Sem eles, você realmente vai precisar de várias cartelas de aspirina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário