quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Não deixe uma banda ruim te segurar - Jake Sibley

Acredite ou não, este texto é sobre música.

Comida Tailandesa

Há muitos restaurantes na minha rua. Muitos deles são bons, mas há um em especial, com uma ótima comida Tailandesa. Perto dele, há um outro restaurante, o Deli's – mas não parece tão bom. Está sob nova direção, pois seu primeiro dono faliu.

Outro dia eu estava na fila do restaurante Tailandês (Thai) e notei que o dono do outro restaurante estava do lado de fora de seu estabelecimento vazio, esperando clientes. Fiquei triste em vir isso, mas deu para perceber que o novo dono não fez nada para mudar a situação. Não é que os consumidores não existem. Pelo contrário, há muitos deles. Podemos ver os restaurantes lotados por aí. Em muitos temos que fazer até reservas.

Talvez seja o preço do Deli's, talvez seja sua comida. Por uma razão ou outra os consumidores estão o evitando. É claro que eu experimentei a comida do dele uma vez, mas não foi uma boa experiência. E aqui estou novamente na fila do Thai. Imagino que os outros consumidores fizeram o mesmo. A verdade é que odiamos esperar numa fila, mas se gostamos de algo, fazemos um esforço para conseguí-lo.

Tudo isso me faz pensar: o proprietário do Deli's não consegue ver o que é óbvio para todos, ou ele está esperando que um dia, repentinamente, todo mundo descubra que seu restaurante existe?

Agora vamos falar sobre música.

Bandas São Como restaurantes

Tenho visto um monte de bandas da região. Todas elas pensam que são ótimas . A maioria delas está certa de que, se pelo menos fossem ouvidas pelas pessoas certas , elas ‘estourariam'. É interessante que, quando elas são ouvidas por ‘pessoas comuns' (nos clubes e bares locais), não são apreciadas. Quando isso acontece, os caras dizem que o equipamento de som estava uma droga ou que não estavam bem naquela noite

É isso aí pessoal. Bandas são como restaurantes. Ou você tem uma boa comida e um bom serviço ou você não tem. Se você tem, as pessoas fazem filas para chegar até você. Se não tem, elas simplesmente não vão mostrar interesse.

Essa coisa de ser ouvido pelas pessoas certas é uma droga. Pessoas são pessoas, e elas respondem à boa música, como à boa comida também, independente de quem elas sejam ou o que fazem. Se uma banda pode sacudir o público local numa quarta feira, porque não conseguiria impressionar uma Sony ou Universal Records?

Todos nós já tocamos em bandas que, por uma razão ou outra, não chamaram a atenção de ninguém. É frustrante colocarmos o coração em algum trabalho e ver a platéia agindo como se não estivesse ninguém no palco. Mas há algo que eu quero que você entenda: há muitos, muitos fatores que ‘andam juntos' com a música que uma banda produz. Você tem controle apenas sobre aqueles fatores que têm a ver com você – suas habilidades, suas atitudes, sua arte. Além disso, não há nada que você possa fazer para conquistar fãns.

Muitos músicos comentem o erro de gastar meses, até mesmo anos, em projetos que não vão dar retorno. Eles ficam parados lá, como o cara do Deli's, gastando uma grande quantia de tempo e dinheiro, esperando pelo povo que nunca virá. Não precisa ser desta maneira.

Deixe me esclarecer algo antes de seguir em frente. Música é uma arte, e arte é uma coisa sagrada e pessoal. Meus comentários aqui são especialmente para aqueles músicos que possuem um desejo específico de tocar para multidões, ganhar dinheiro, ou ambos. Se alguma das coisas que eu sugerir aqui ir contrário aos propósitos da sua arte, por favor, me ignorem completamente.

Como foi colocado numa entrevista pelo baterista Professional Russ Miller, há basicamente duas maneiras de obter sucesso como músico. Você pode fazê-lo com uma banda de sucesso, ou por você mesmo como sideman (músico solo). Muitos músicos, especialmente os jovens, acham que o caminho formal é o melhor caminho a seguir: Tocar numa banda, se tornar popular, assinar um contrato com um selo importante, se tornar altamente popular e se dar bem.

O risco de ser um rock star

Isso soa engraçado, mas a verdade é que contar com este tipo de sucesso é o que chamamos de “tiro no escuro”. Simplesmente assinar um contrato não garante uma carreira de sucesso. Ao contrário, menos de 15% das bandas que possuem contrato assinado recebem algum suporte significativo por parte dos selos. A grande maioria é posta de lado sem dinheiro e sem fãns – pior ainda – com pouco ou nenhum direito sobre suas próprias músicas.

Alcançar o sucesso na música requer um investimento significativo. Um investimento financeiro é necessário, é claro, mas o investimento real é no tempo. Prática, ensaios, deslocar-se até os ensaios, deslocar-se até as apresentações, promoções, tudo isso requer tempo, e tempo é uma fonte muito limitada. Você só pode usá-la uma vez, o tempo que se foi nunca mais se recupera.

O seu valor

A maneira como você resolve “gastar” suas horas, dias, e anos na busca de sucesso musical são muito importantes. Se você resolve investir todo este tempo em uma só banda com a finalidade de gravar um álbum, você deve compreender que está fazendo um jogo bem arriscado. Se , por outro lado, você investir este tempo em sua própria carreira (num aperfeiçoamento pessoal), estará investindo em algo que trará um lucro mais garantido.

Estou falando sobre uma mudança de percepção para a maneira como os músicos pensam . Ao invés de: “Eu vou me juntar a uma banda que vai estourar e vai me dar fama,” é melhor: "Eu vou me aprimorar e me tornar um grande músico, daí vou procurar uma banda famosa para me juntar”. Compare os dois. Ambos requerem um bom investimento de tempo, alguns anos pelo menos. Qual a diferença? A primeira é extremamente arriscada, enquanto que a segunda é mais garantida.

Vou sintetizar as idéias que tenho falado até agora numa única frase:

Se quiser obter sucesso na música, você deve pensar em você mesmo em primeiro lugar e na sua banda(s) em segundo lugar.

Você deve estar pensando que tenho um coração de pedra, sou egoísta, ou coisa pior. Mas na verdade não é egoísmo, é realidade. Se você quer ter sucesso financeiro na música, deve considerar a música como um negócio, e num negócio, você deve procurar pelos seus próprios interesses.

Considere as palavras de Zoro, um dos bateristas mais requisitados da atualidade, o preferido de superstars como Bobby Brown e Lenny Kravitz:

"Eu estava em várias bandas, e acho que quanto mais tempo eu gastava no tipo de banda que sempre fala - vamos fazer isso, vamos fazer aquilo mas nunca rende nada – mais eu percebia que o único controle que tinha era sobre mim mesmo ... percebi que o único em que podia confiar era em mim mesmo".

Eu não poderia ter dito melhor. Então, com isto em mente, aqui vão alguns passos para você se tornar o melhor artista que puder – e criar seu próprio sucesso:

A prática é um investimento em você mesmo

A Prática é o mais eficiente uso do tempo para aprimorar sua carreira como músico. Claro, ligar nos clubes para conseguir umas apresentações é importante, e colar cartazes de sua banda por aí não vai machucar ninguém, mas cada hora que você gasta com estas coisas, é uma hora que você não está praticando. Bandas vêm e vão, mas habilidades ficam para a vida toda. É claro, a prática por ela mesma não vai te levar onde quer chegar, mas é a maneira mais eficiente de você usar seu tempo. Lembre-se sempre disso.

Planos e objetivos

Independente do ponto em que você esteja na sua carreira musical, este tópico será importante . Antes de tudo, você deve imaginar onde quer chegar.

Então pegue seu “destino final” e marque os caminhos para chegar lá. Se você é somente um iniciante, decida tomar algumas aulas. Se você está tendo aulas, decida arranjar uma banda pra tocar. Se você já está tocando, decida entrar num projeto remunerado. E assim por diante. Não há razão, nem idade, que possa distanciar você dos seus sonhos. Você só precisa planejar e por em prática.

Networking é essencial

Eu recebo e-mails o tempo todo de pessoas que querem saber como eles podem se juntar a uma banda famosa. Porque as bandas famosas não colocam anúncios de empregos? Porque elas seriam bombardeadas com propostas de qualquer um que sabe fazer 3 acordes. Aqui vai um segredo pra vocês: O business na música é totalmente baseado no ‘boca-a-boca', desde os clubes locais até os super eventos.

Se alguém precisa de um baixista, a qualquer altura do campeonato, a primeira coisa a fazer é perguntar para todo músico que você conhece. Tenha como costume encontrar e cumprimentar (estar em contato) com todo músico que você é apresentado, especialmente aqueles que são melhores que você. Tenha uma agenda permanente de contatos deles (e-mail, telefone, endereço, etc.). Talvez eles tenham uma oportunidade para você um dia, ou você para eles. Mantenha contato com o maior número de músicos que você puder, o mais freqüentemente que você puder. As pessoas são sua maior fonte
.

Paciência

Quando eu estava estudando bateria em Nova York, tive o prazer de conhecer Duduka Da Fonseca, um grande baterista Brasileiro. Este cara tem pelo menos 5 ou 6 braços. Depois de sua apresentação, eu me aproximei e perguntei, “Se você pudesse me dar um conselho para eu conquistar o sucesso na música, qual seria?"

Seus olhos se focaram profundamente em mim e disse: "Seja paciente. Todo o esforço que você está fazendo agora para aprender, eu já passei também. Você não pode fazer tudo de uma só vez. Escolha algo bem pequeno pra fazer esta semana, e o aprenda. Seja paciente e você será grande"

Diversidade

Exponha-se à maior diversidade de estilos musicais que você puder, não apenas ouvindo, mas tocando. Aceite projetos que estão for a da sua área. Adquira experiência em vários gêneros. O músico versátil é o mais bem pago. Você perceberá que desenvolvendo habilidades em vários estilos, você se tornará mais confiante e mais confortável.

Não se venda por pouco

Se você leva a música a sério, não perca tempo com pessoas (músicos) que não o fazem. Muitos dos músicos neste mundo são os "músicos de final de semana." Eles gostam de música, gostam de praticar e tocar, mas a música não é prioridade em suas vidas.

Não há nada de errado com isso, mas se você tem a música como sua profissão, sua vida, estas pessoas podem ser uma perda de tempo perigosa. Músicos de final de semana não ligam para a carreira (talvez eles já tenham carreira vem outras áreas). Se você está num projeto que te puxa para baixo, um projeto que tem muito papo e pouca ação, caia fora. Encontre outro, ou use o tempo para aprimorar a você mesmo. Não deixe ninguém te afastar do que você sabe que pode conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário